quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

POR QUE O AIC NÃO TEM PÚBLICO??

Ainda em torno da polemica do episodio envolvendo o Campeonato Brasileiro de Marcas no domingo dia 04/10/2011, li nos comentários de alguns blogs e sites, algumas pessoas perguntando o porque de num autódromo tão bonito como o AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CURITIBA, ter um público tão fraco nos eventos regionais ou até nacionais, como por exemplo esse Campeonato Brasileiro de Marcas, lá realizados.
No meu caso, pouco me lixo se o Corinthians foi campeão ou se o Atlético Paranaense foi rebaixado ou não. Meu esporte favorito se chama AUTOMOBILISMO.
Então talvez alguém pergunta: “Por que então não vai assistir corridas no AIC??"
Na minha opinião aquele autódromo foi projetado só para eventos grandes onde a grande mídia televisiva  faz a diferença. Exemplos a Stock Car e Formula Truck.
Garanto que a maioria das pessoas que moram em Curitiba e região metropolitana, nem sabem que existe uma Copa Pinhais de Marcas e Pilotos. Dos poucos que sabem, a maioria ainda prefere assistir um jogo de futebol e correr o risco de levar uma surra da torcida adversária depois do jogo.
Então somente umas dez ou vinte pessoas se deslocam até o AIC, como nós fizemos no domingo do dia 02 de outubro desse ano. Ao entrar no autódromo já demos de cara nas enormes estruturas de concreto das arquibancadas. Mas cadê um lugar, de preferência com uma sombra, para montar uma churrasqueira portátil ?? Não tem. Somente a interminável arquibancada ao longo da reta principal totalmente vazia.
Já sabendo o que íamos encontrar, já nem levamos nada de casa, esperando que tivesse um lugar para se comprar alguma coisa para satisfazer o estomago. Soube através de um amigo, que tinha uma lanchonete na área dos boxes. Terminado a categoria Turismo 5000 e Marcas, nos dirigimos aos boxes para então conseguir algo para satisfazer o estomago. Depois de uma bela caminhada, do final da reta até os boxes, encontramos a tal lanchonete transbordando de mecânicos pilotos e pessoal das equipes. Como nós não queríamos esperar aquela enorme fila, fomos almoçar fora do autódromo num restaurante.
Na minha opinião, uma das causas do público fraco no AIC é esse. Não existe um local para se colocar uma churrasqueira perto do carro da gente e da cerca que divide a pista dos espectadores, para fazer aquele churrasco com os amigos ou familiares. Mesmo se permitissem usar churrasqueiras nas arquibancadas quando tivesse pouca gente no autódromo, seria uma mão de obra grande puxar tudo do carro que teria que ficar longe no estacionamento.
Geralmente as corridas já começam pela manhã e se estendem até a tarde. Quem é que agüenta isso sentado no concreto da arquibancada num sol escaldante ou quando chove?? 
Já vi fotos e reportagens de autódromos como Tarumã RS e outros, aonde o pessoal assiste as corridas acampados do lado das cercas assando a costela ao fogo de chão. Eu mesmo já assisti corridas no autódromo de Cascavel PR, onde também ficamos acampados ao lado da cerca, como é de costume nos autódromos das pistas de terra.
Por isso acho que o AIC é bom só para os pilotos e equipes ou para megaeventos famosos onde os ingressos custam fortunas mas são bastante divulgados pela mídia.
Eu, tão cedo não pisarei mais por lá. Prefiro ir para Santa Catarina ou em qualquer outro lugar onde tem uma pista de terra aonde posso fazer o meu churrasquinho e tomar uma cerveja, sem que alguém me venha encher o saco.
Pode ser que falei bobagem mas será que sou o único que pensa dessa maneira ??


Como podem ver nessas fotos que fiz no dia 02/10/2011, ninguém nas arquibancadas. 

Texto e imagens do acervo pessoal de Adolf Schartner. 


4 comentários:

  1. Assino aonde, Adolf?
    Texto perfeito sobre a real situação e o que é o AIC.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Seu texto está corretíssimo Adolf, a grande maioria dos autódromo no Brasil, se "atualizou" na parte estrutural, mas deixou de lado o público que vai não só para assistir as corridas mas também para se confraternizar e se divertir. Excessão feita aos autódromos gauchos e as pistas de terra (ainda bem), nenhuma pista tem local para o pessal acampar, fazer uma carne e etc. então o pessoal deixa de ir. Ou seja, nunca mais veremos público em eventos de menor porte (fora F-truck, stock e F-1) nos autódromos.


    Clifford J. #69

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa é a divulgação.... NUNCA vi uma propaganda na tv informando que vai ter etapa da copa pinhais... e somente na terça (pq segunda só passa futebol) é que passa no globo esporte local...

    ResponderExcluir
  4. Acho que vc retratou muito bem Adolf. Sou espectador assíduo do AIC no que diz respeito as provas de arrancada. desde 92 vou a todos os festivais brasileiros que acontece sempre em dezembro. Se furei 3 foi muito, incluindo neste final de semana pois fomos a Tarumã em não me arrependo. Sempre foi assim. No festival, 40 a 50 mil pessoas estão mas arquibancadas e ali atras apenas dois ou tres servem algo pra comer como um relo cachorro quente ou pao com linguiça, ai tens pipoca e churrus tbm...é phoda! Costumo ir na area de boxes e lá atras apenas este que vc citou e mais um que é montado mas veja, são cerca de 350 carros inscritos todos os anos, equipes do Brasil todo e ate de fora, este ano foram 3 do exterior, calcule qta gente tem pra comer, embora muitas levem ou façam seus rangos junto as suas equipes mas quem vai pra assistir ta ferrado mesmo. Ah, tbm ja tive que sair pra comer fora e perdi duas horas do evento.
    venha pra Ascurra que churrasqueira e carne não vai faltar pra vc.
    gde abraço
    Marcelo Pacheco
    Uno Scuderia #49

    ResponderExcluir